Encontro ainda este mês para discutir o papel social da Igreja
Conferências episcopais lusófonas
reúnem-se em Macau
Conferências episcopais lusófonas
reúnem-se em Macau
As conferências episcopais das igrejas lusófonas reúnem-se em Macau entre 24 e 28 de Setembro num encontro em que o papel social da Igreja vai centrar o debate.
Em declarações à agência Lusa, o padre Luís Xavier, que coordena a organização do encontro em Macau, que vai decorrer no Centro Diocesano de Convenções, na ilha de Coloane, explicou que estarão no território 12 bispos de todos os países de língua portuguesa.
“Vamos discutir o papel da igreja no apoio social e no desenvolvimento das sociedades, mas concretamente caberá à Fundação do Encontro e Cultura definir o tema em debate”, explicou o padre Luís Xavier.
Angola estará representada por D. Damião Franklim, o Brasil por D. Luiz Soares Vieira e D. João Alves dos Santos e Cabo Verde por D. Arlindo Gomes Furtado.
A Guiné-Bissau terá em Macau o bispo D. Pedro Zili, Macau estará representado por D. José Lai e pelo padre Luís Xavier e Moçambique pelos bispos D. Francisco Chimoio e D. Tomé Makhwelina.
O bispo de Díli, D. Ricardo, representará Timor-Leste, D. Manuel dos Santos vem em nome da igreja de São Tomé e Príncipe e D. Jorge Urtiga, D. Carlos Azevedo e o padre Maia representam Portugal.
O líder do Governo de Macau, Edmund Ho, receberá em audiência os bispos durante a sua estada na região administrativa especial da China.