9.9.08

CEPSI’ 2008, no Venetian em finais de Outubro
Prémio Nobel em Macau para debater
alterações climáticas


Um responsável do Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas, organização das Nações Unidas que recebeu em 2007 o Prémio Nobel da Paz a meias com o antigo vice-presidente dos Estados Unidos Al Gore, vai estar em Macau em finais de Outubro para debater a questão das alterações climáticas, numa conferência internacional que reúne a indústria da energia eléctrica de toda a região Ásia-Pacífico.
Mohan Munasinghe, vice-presidente do Painel, é um dos oradores da sessão de abertura da CEPSI, dedicada justamente à discussão das alterações climáticas, em que vai ser também possível ouvir o líder da maior companhia eléctrica do mundo, Zenhya Liu, presidente da chinesa State Grid Corporation.
Numa conjuntura de forte alta do preço do petróleo e com os problemas ambientais a condicionarem cada vez mais o processo de decisão politica na área energética, a conferência vai reflectir sobre alguns dos mais importantes desafios que o sector enfrenta. Entre as questões que mais frequentemente se levantam está a de saber como conseguirá um mundo com fontes de energia limitadas lidar com o desenvolvimento sem precedentes que se verifica na China, na Índia e noutros países emergentes. Na busca de soluções discute-se se a energia nuclear é a melhor forma de dar resposta às crescentes necessidades energéticas do planeta, ou se as energias renováveis apresentam uma alternativa viável. Ou ainda se ‘carvão limpo é apenas um mito ou realidade.
Frank Willmyns, presidente da Companhia de Electricidade de Macau (CEM), que organiza a conferência, diz ser entendimento consensual no seio da indústria que “a energia nuclear pode não ser a solução energética do futuro, mas não há solução sem energia nuclear”. O mesmo responsável salienta que esta forma de produzir energia apresenta grandes vantagens em termos de emissão de gás de carbono para a atmosfera, o que explica que a sua adopção esteja a ser encarada até mesmo em países onde tem sido vista como tabu desde o seu aparecimento.
Antecipando ainda o debate que se prepara para a CEPSI’ 2008, o presidente da CEM disse também que “tem que começar a tomar-se consciência de que pelo menos uma parte da energia no futuro terá que ter origem em fontes de energia renováveis”, muito embora em Macau possam ter apenas “uma contribuição marginal”. Segundo Frank Willmyns, uma das poucas hipóteses em aberto é a construção offshore de centrais de energia eólica, solução já ensaiada com êxito noutros pontos do globo.
A organização da CEPSI convidou também Al Gore a estar presente na conferência, mas o ex-vice presidente dos Estados Unidos e Prémio Nobel da Paz declinou o convite por razões de agenda. O evento, marcado para 27 a 31 de Outubro, será muito próximo das eleições para a presidência dos Estados Unidos, que se realizam a 4 de Novembro. Al Gore apoia o candidato do Partido Democrata, Barack Obama, e tem participado com ele em várias acções de campanha.
A organização prevê a presença de mais de um milhar de participantes, numa iniciativa cujo orçamento se estima poder atingir os 5 milhões de dólares americanos (ou cerca de 40 milhões de patacas). A conferência terá lugar no Centro de Convenções da Venetian, onde terá lugar também uma mostra do sector para divulgação dos mais recentes avanços tecnológicos no sector da produção e distribuição de energia.

Edições Anteriores

Arquivo

DIRECTOR Paulo Reis REDACÇÃO Isabel Castro, Rui Cid, João Paulo Meneses (Portugal); COLABORADORES Cristina Lobo; Paulo A. Azevedo; Luciana Leitão; Vítor Rebelo DESIGN Inês de Campos Alves PAGINAÇÃO José Figueiredo; Maria Soares FOTOGRAFIA Carmo Correia; Frank Regourd AGÊNCIA Lusa PUBLICIDADE Karen Leong PROPRIEDADE, ADMINISTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO Praia Grande Edições, Lda IMPRESSÃO Tipografia Welfare, Ltd MORADA Alameda Dr Carlos d'Assumpção 263, edf China Civil Plaza, 7º andar I, Macau TELEFONE 28339566/28338583 FAX 28339563 E-MAIL pontofinalmacau@gmail.com