17.9.08

Consulta pública do “Plano Conceptual para o Desenvolvimento Urbano de Macau”
População define prioridades do desenvolvimento

De acordo com as estatísticas do Centro de Estudos Estratégicos para o Desenvolvimento Sustentável (CEEDS), mais de 6 mil residentes participaram na consulta pública do “Plano Conceptual para o Desenvolvimento Urbano de Macau” (Plano Conceptual), processo que começou em finais de Julho e que termina a 20 de Setembro.
De acordo com as opiniões recolhidas até ao momento, a população local está mais preocupada com o posicionamento, economia, espaço, transportes, protecção ambiental e a estratégia de desenvolvimento habitacional de Macau. O posicionamento da cidade, defenderam os cidadãos, deve ser cuidadosamente ponderado. Além disso, devia também ser mantida a relação entre o desenvolvimento urbanístico e a cultura histórica.
No que respeita a estratégia económica, alguns pensam que se deveria definir o modelo de desenvolvimento industrial para o futuro desenvolvimento da indústria cultural e intensificar o investimento na tecnologia da informação e em infra-estruturas de comunicação.
A maioria das pessoas que participou nesta consulta acredita que todos os projectos de desenvolvimento fora da jurisdição de Macau, incluindo os aterros, deveriam ser investigados a fundo e antecipadamente bem planeados, fazendo a melhor utilização dos recursos existentes. No que respeita a estratégia de transportes, ao mesmo tempo que se constrói o sistema de metro ligeiro, as pessoas pensam que se deveriam optimizar os transportes públicos. A população também concorda que deveria ser implementado um sistema pedestre com percursos pedonais adequados. Deveria ser prestada atenção às relações entre o sistema de metro ligeiro e os parques de estacionamento para viaturas particulares. Alguns sugerem que deveriam ser implementadas medidas de limitação de trânsito dentro do centro histórico de Macau.
Ao comentar a estratégia de protecção ambiental, alguns sugerem que Macau deveria, no futuro, ampliar os espaços verdes já existentes, e que se deveria prestar mais atenção à selecção das espécies, e colocar maior ênfase na adaptação ao microclima do que nos efeitos paisagísticos.
No que respeita a política habitacional, alguns sugerem que, para além da regulamentação dos edifícios dentro da zona do centro histórico, o governo deveria também regulamentar os locais e áreas de jogo para evitar influências adversas para a comunidade.
O CEEDS está a analisar os comentários e sugestões da população, que serão compilados como “Síntese de Opiniões” para publicação após o período de consulta.

Edições Anteriores

Arquivo

DIRECTOR Paulo Reis REDACÇÃO Isabel Castro, Rui Cid, João Paulo Meneses (Portugal); COLABORADORES Cristina Lobo; Paulo A. Azevedo; Luciana Leitão; Vítor Rebelo DESIGN Inês de Campos Alves PAGINAÇÃO José Figueiredo; Maria Soares FOTOGRAFIA Carmo Correia; Frank Regourd AGÊNCIA Lusa PUBLICIDADE Karen Leong PROPRIEDADE, ADMINISTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO Praia Grande Edições, Lda IMPRESSÃO Tipografia Welfare, Ltd MORADA Alameda Dr Carlos d'Assumpção 263, edf China Civil Plaza, 7º andar I, Macau TELEFONE 28339566/28338583 FAX 28339563 E-MAIL pontofinalmacau@gmail.com