7.9.08

Deputado defende que Governo não pode beneficiar apenas as direcções e chefias
Coutinho pede aumentos até 20 %
para a função pública


Hugo Pinto

José Pereira Coutinho pediu aumentos salariais entre 15 % e 20 % para a função pública. Segundo o deputado e presidente da Associação dos Trabalhadores da Função Pública de Macau (ATFPM), estes aumentos salariais para 2009 devem ser equivalentes à proposta que o Executivo apresentou para o Estatuto do Pessoal de Direcção e Chefia, que prevê um suplemento de 20 % para os Directores de Serviço e de 15 % para as chefias.
Em declarações ao PONTO FINAL, Pereira Coutinho afirmou que, na prática, "o Governo vai aumentar o pessoal da direcção e da chefia entre 15 % a 20 %, pois não se tratam de suplementos, mas sim de aumentos salariais. A remuneração base vai ser alterada." Entende, por isso, que "não pode haver discriminação nem desigualdades na actualização salarial dos trabalhadores. Se o Governo quer dar aumentos às chefias e às direcções, tem que estender também para o pessoal da linha da frente. Todos são iguais, não há filhos nem enteados. Todos merecem", afirmou.
O presidente da ATFPM diz mesmo que, caso o Executivo assim não proceda, "vai dar muita polémica" e "pode ser alvo de contestação mais agressiva". Segundo Coutinho, "está toda a gente a reclamar, desde os chefes de gabinete aos enfermeiros, ao pessoal da segurança, técnicos..."
O deputado considera que a extensão dos aumentos a toda a função pública se inscreveria na mesma lógica de distribuição de riqueza que levou recentemente o Governo a atribuir subsídios de 5 mil e 3 mil patacas a residentes permanentes e não permanentes.
Atendendo a essa "boa vontade" por parte do Governo, Coutinho refere que as circunstâncias são favoráveis a que o pedido de aumentos salariais seja acatado. "O Governo está no fim do mandato e vai continuar a distribuir 'rebuçados'. Já antecipou, por exemplo, a aposentação para todos, embora continue a discriminar alguns trabalhadores...."

Edições Anteriores

Arquivo

DIRECTOR Paulo Reis REDACÇÃO Isabel Castro, Rui Cid, João Paulo Meneses (Portugal); COLABORADORES Cristina Lobo; Paulo A. Azevedo; Luciana Leitão; Vítor Rebelo DESIGN Inês de Campos Alves PAGINAÇÃO José Figueiredo; Maria Soares FOTOGRAFIA Carmo Correia; Frank Regourd AGÊNCIA Lusa PUBLICIDADE Karen Leong PROPRIEDADE, ADMINISTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO Praia Grande Edições, Lda IMPRESSÃO Tipografia Welfare, Ltd MORADA Alameda Dr Carlos d'Assumpção 263, edf China Civil Plaza, 7º andar I, Macau TELEFONE 28339566/28338583 FAX 28339563 E-MAIL pontofinalmacau@gmail.com