7.9.08

Ng Kuok Cheong e Pereira Coutinho preferem esperar pela proposta para ver se respeita direitos fundamentais
Governo quer regulamentar artigo 23º em Outubro

Rui Cid

O Governo deve avançar em Outubro com uma proposta de regulamentação do artigo 23º da lei básica. De acordo com a Rádio Macau, a intenção do Executivo é apresentar a proposta na Assembleia Legislativa ainda antes da divulgação das Linhas de Acção Governativa para 2009, apresentação essa prevista para Novembro.
O artigo 23º estipula que a RAEM deve produzir por si própria leis que proíbam qualquer acto de traição à pátria, casos de subversão contra o governo central ou ainda subtracção de segredos de estado. A estas disposições, o artigo acrescenta que Macau deve produzir leis que proíbam organizações ou associações políticas estrangeiras de exercerem actividades políticas dentro do seu território.
Depois de algum tempo de adormecimento, o aproximar do fim do mandato de Edmund Ho voltou a reanimar a discussão em torno deste polémico artigo. Em 2003, devido a um artigo semelhante, Hong Kong foi palco de um protesto que levou milhares de pessoas para a rua. Em causa estava o receio de que a proposta apresentada pusesse em causa algumas liberdades fundamentais. A proposta acabaria por cair, levando com ela o então chefe do Executivo da RAEHK, Tung Chee Wah, que no princípio de Dezembro desse ano apresentava o seu pedido de demissão.
Em Macau, a regulamentação do artigo 23º é um dos trabalhos legislativos previstos na longa lista de tarefas para a reforma da Administração Pública, que decorre desde 2007 e deverá prolongar-se até ao ano que vem.
Em Julho, Florinda Chan, secretária para Administração e Justiça, traçou um balanço positivo da reforma e revelou que faltavam ainda concluir cerca de três dezenas de trabalhos legislativos. Mas, apesar da insistência dos jornalistas, Florinda Chan não quis avançar pormenores sobre em que ponto estava a preparação das normas referentes ao artigo 23º.
De acordo com a Rádio Macau, o Governo avançará com a proposta de regulamentação deste artigo logo que a Assembleia Legsilativa aprove as leis eleitorais para a eleição do Chefe do Executivo e para a Assembleia, o que deverá acontecer já a 22 de Setembro, no primeiro plenário depois das férias.

Ng Kuok Cheong não se surpreende

A notícia destes planos do Governo não surpreendeu Ng Kuok Cheong. Em declarações ao PONTO FINAL, o deputado eleito pela Associação Novo Macau Democrático considera que Edmund Ho quer finalizar até ao final do seu mandato todos os assuntos "sensíveis e complicados, e o artigo 23º é um deles". Por desconhecer o conteúdo da proposta que o Executivo vai apresentar à Assembleia Legislativa, Ng Kuok Cheong prefere não se alongar nos comentários, embora adiante que, assim que essa proposta seja tornada pública, e apesar de não a considerar uma prioridade, irá verificar se "está de acordo com as normas internacionais, nomeadamente no que diz respeito às garantias e liberdades fundamentais dos cidadãos. E, aí sim, tomar uma posição".
Cautelas semelhantes mostrou o deputado José Pereira Coutinho. Recordando que este é um "assunto sensível", remeteu comentários para quando tiver conhecimento concreto sobre as ideias do Governo sobre esta matéria. Ainda assim, nas entrelinhas o deputado deixa transparecer que não considera a regulamentação do artigo 23º da Lei Básica prioritária. Pelo menos, enquanto não forem regulados os direitos à liberdade sindical e à negociação colectiva. "Não pode haver dois pesos e duas medidas", repara Pereira Coutinho que, tal como Ng Kuok Cheong, quer conhecer as ideias do Executivo para depois confirmar se "não violam os direitos fundamentais da população".


CAIXA
O artigo 23º

A Região Administrativa Especial de Macau deve produzir, por si própria, leis que proíbam qualquer acto de traição à Pátria, de secessão, de sedição, de subversão contra o Governo Popular Central e de subtracção de segredos do Estado, leis que proíbam organizações ou associações políticas estrangeiras de exercerem actividades políticas na Região Administrativa Especial de Macau, e leis que proíbam organizações ou associações políticas da Região de estabelecerem laços com organizações ou associações políticas estrangeiras.

Edições Anteriores

Arquivo

DIRECTOR Paulo Reis REDACÇÃO Isabel Castro, Rui Cid, João Paulo Meneses (Portugal); COLABORADORES Cristina Lobo; Paulo A. Azevedo; Luciana Leitão; Vítor Rebelo DESIGN Inês de Campos Alves PAGINAÇÃO José Figueiredo; Maria Soares FOTOGRAFIA Carmo Correia; Frank Regourd AGÊNCIA Lusa PUBLICIDADE Karen Leong PROPRIEDADE, ADMINISTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO Praia Grande Edições, Lda IMPRESSÃO Tipografia Welfare, Ltd MORADA Alameda Dr Carlos d'Assumpção 263, edf China Civil Plaza, 7º andar I, Macau TELEFONE 28339566/28338583 FAX 28339563 E-MAIL pontofinalmacau@gmail.com