Lista de candidatos da Nova Esperança às legislativas de 2009
À espera de Dezembro
Hugo Pinto
À espera de Dezembro
Hugo Pinto
Dezembro é o mês apontado por José Pereira Coutinho para se conhecer a lista de candidatos da Nova Esperança às eleições para a Assembleia Legislativa de 2009. Segundo afirmou ontem o deputado ao PONTO FINAL, naquele mês realizar-se-á a reunião magna da Associação dos Trabalhadores da Função Pública de Macau (ATFPM), a que Coutinho preside e que lhe serviu de grande base de apoio nas eleições de 2005.
Nessa reunião será decidida "a estratégia para as próximas eleições". Neste momento, não enjeitando uma candidatura, Coutinho refere apenas que esse passo "está dependente daquilo que os membros da ATFPM decidirem - a minha continuidade, ou não."
Certo, certo, para já, parece ser o perfil que deve assentar como "um chapéu nos candidatos". Segundo Coutinho, há quatro requisitos essenciais: "A coragem, independência, a não ligação a interesses empresariais e a disponibilidade temporal para o exercício das funções de deputado."
O deputado reconhece que "é difícil" encontrar pessoas que reúnam aquele elenco de requisitos, "mas não é impossível."
Sem avançar nomes, Coutinho refere que "existem pelo menos três pessoas", mas não sabe se estão dispostas a aceitar o desafio. "Em Dezembro já se sabe."
Ainda assim, enquanto a campanha não começa, pelo menos oficialmente, Coutinho vai apelando para que se reúnam "consensos em matérias de interesse comum para que não haja dispersão de votos, como no passado, e para que se concentrem na pessoa que, à partida, dá mais condições de poder representar a comunidade portuguesa e macaense no hemiciclo".