10.9.08

Desde Agosto foram identificadas 140 pessoas com intoxicação
Autoridades de Macau e Hong Kong
tentam localizar ostras contaminadas


As autoridades de Macau e de Hong Kong tentam localizar centenas de caixas de ostras vendidas a restaurantes do sul da China de um lote que provocou uma intoxicação alimentar a mais de uma centena de pessoas.
Desde 28 de Agosto que cerca de 140 pessoas foram identificadas em Macau com uma intoxicação alimentar provocada pela ingestão de ostras contaminadas com ”norovírus”.
As ostras terão sido importadas de Hong Kong e distribuídas através de um agente em Macau para, pelo menos, três hotéis - The Venetian Macau, Sands Macau e Golden Dragon - mas segundo a imprensa de Hong Kong haverá ”algumas centenas” de caixas de ostras cuja localização ainda não foi possível apurar.
Cerca de 500 caixas foram encontradas ainda na empresa exportadora de Hong Kong mas várias outras centenas foram vendidas em Hong Kong, exportadas para Macau ou despachadas para a região sul da China.
As autoridades de Hong Kong já revelaram ter encontrado o destino de várias caixas mas muitas outras continuam por encontram e podem já estar incluídas nos menus de vários restaurantes de Hong Kong, Macau ou outras cidades da região.
Entretanto, as três unidades hoteleiras de Macau onde foram servidas ostras contaminadas já as retiraram dos menus e os serviços de saúde estão a acompanhar a situação e a evolução do estado de saúde das pessoas afectadas, que estão a recuperar.
Os principais sintomas dos doentes consistem em vómitos, diarreia, febre nalguns casos, com o período de incubação de 24 a 48 horas, variando o percurso da doença de um e dois dias, e sendo estado dos doentes relativamente ligeiro, o que coincide com o quadro clínico da infecção por norovírus, refere uma nota dos Serviços de Saúde de Macau.

Edições Anteriores

Arquivo

DIRECTOR Paulo Reis REDACÇÃO Isabel Castro, Rui Cid, João Paulo Meneses (Portugal); COLABORADORES Cristina Lobo; Paulo A. Azevedo; Luciana Leitão; Vítor Rebelo DESIGN Inês de Campos Alves PAGINAÇÃO José Figueiredo; Maria Soares FOTOGRAFIA Carmo Correia; Frank Regourd AGÊNCIA Lusa PUBLICIDADE Karen Leong PROPRIEDADE, ADMINISTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO Praia Grande Edições, Lda IMPRESSÃO Tipografia Welfare, Ltd MORADA Alameda Dr Carlos d'Assumpção 263, edf China Civil Plaza, 7º andar I, Macau TELEFONE 28339566/28338583 FAX 28339563 E-MAIL pontofinalmacau@gmail.com