22.9.08

Discoteca sem licença para funcionar
Incêndio mata 43 pessoas em Shenzhen

Pelo menos 43 pessoas morreram e mais de 80 ficaram feridas, devido a um incêndio numa discoteca na cidade chinesa de Shenzen, no sábado passado. Segundo os bombeiros, o incêndio teria sido provocado acidentalmente por fogo de artifício, durante um espectáculo no palco da casa nocturna Dance King, que fica próxima da fronteira com Hong Kong.
Cerca de mil pessoas estavam no local, quando o fogo deflagrou, e muitas delas foram vítimas de esmagamento, quando o pânico se instalou entre os frequentadores. As portas do edifício eram demasiado estreitas para permitir a fuga da multidão, de acordo com uma das testemunhas citadas pela Imprensa local: “As pessoas passavam por cima das que caíam no chão.”
As autoridades chinesas detiveram 13 indivíduos, entre proprietários e responsáveis pela gestão do clube nocturno. Do total de feridos, 59 foram hospitalizados, mas nenhum deles está em estado grave.
O responsável do Partido Comunista de Guangdong, Wang Yang, deu ordens para que as famílias das vítimas fossem apoiadas e para que se evitasse qualquer perturbação da estabilidade social, segundo refere a agencia Xinhua.
As autoridades provinciais abriram já um inquérito, para apurar responsabilidades. Fontes citadas pela Imprensa local adiantaram que a discoteca funcionava sem licença.
Apenas este ano, registaram-se na China mais de 150 mil incêndios, em zonas urbanas, que provocaram cerca de 1.400 mortos e prejuízos avaliados em 145 milhões de dólares americanos. A maior tragédia do género ocorreu em 2000, na cidade chinesa de Luoyang, quando um incêndio, também numa discoteca, causou 311 mortos.

Edições Anteriores

Arquivo

DIRECTOR Paulo Reis REDACÇÃO Isabel Castro, Rui Cid, João Paulo Meneses (Portugal); COLABORADORES Cristina Lobo; Paulo A. Azevedo; Luciana Leitão; Vítor Rebelo DESIGN Inês de Campos Alves PAGINAÇÃO José Figueiredo; Maria Soares FOTOGRAFIA Carmo Correia; Frank Regourd AGÊNCIA Lusa PUBLICIDADE Karen Leong PROPRIEDADE, ADMINISTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO Praia Grande Edições, Lda IMPRESSÃO Tipografia Welfare, Ltd MORADA Alameda Dr Carlos d'Assumpção 263, edf China Civil Plaza, 7º andar I, Macau TELEFONE 28339566/28338583 FAX 28339563 E-MAIL pontofinalmacau@gmail.com