17.9.08

Embarcação seguia com 22 tripulantes perto da Somália
Navio de Hong Kong sequestrado
por piratas no Golfo de Aden


Uma autoridade marítima da Malásia informou ontem que piratas armados sequestraram um navio-tanque de Hong Kong com produtos químicos com 22 tripulantes no Golfo de Aden, perto da Somália.
Noel Choong, do Departamento Marítimo Internacional, disse que o navio foi sequestrado na segunda-feira, sendo o 12.º caso de pirataria na região desde 20 de Julho.
Segundo disse, o navio-tanque de Hong Kong, que rumava à Ásia, navegava num corredor marítimo de segurança patrulhado por uma coligação internacional de vasos de guerra e aviões quando foi atacado.
Choong advertiu que todos os navios devem redobrar de vigilância na zona, mesmo navegando em corredores de segurança.
A Somália, país pobre do Corno de África, devastado pela guerra civil e sem governo central desde 1991, transformou-se num ponto quente da pirataria marítima nos últimos meses.
No dia 14 de Setembro, piratas armados tentaram capturar um atuneiro francês, só não conseguindo subir a bordo devido à ondulação do mar.
Segundo a Agência Marítima Internacional, verificaram-se 24 ataques de pirataria ao largo das costas somalis no primeiro semestre de 2008.
Ontem, o governo francês anunciou que os dois franceses que tinham sido sequestrados no dia 2 de Setembro por piratas somalis no Golfo de Aden foram libertados ilesos na noite de segunda-feira por militares franceses.
Um dos piratas foi morto e outros seis foram capturados na operação militar lançada por ordem do Presidente Nicolas Sarkozy, indica o comunicado da Presidência da República francesa.
A 2 de Setembro, piratas somalis tinham sequestrado o veleiro "Caré d'As", onde velejavam Yves Delanne e a mulher, Bernardette, tendo-os levado para uma localidade costeira na região de Puntland, no Norte da Somália.
Os piratas exigiam um resgate milionário e a libertação de seis somalis presos em França após a sua captura na operação de resgate de 30 tripulantes do veleiro "Ponant", sequestrado igualmente na zona, em Abril.

Edições Anteriores

Arquivo

DIRECTOR Paulo Reis REDACÇÃO Isabel Castro, Rui Cid, João Paulo Meneses (Portugal); COLABORADORES Cristina Lobo; Paulo A. Azevedo; Luciana Leitão; Vítor Rebelo DESIGN Inês de Campos Alves PAGINAÇÃO José Figueiredo; Maria Soares FOTOGRAFIA Carmo Correia; Frank Regourd AGÊNCIA Lusa PUBLICIDADE Karen Leong PROPRIEDADE, ADMINISTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO Praia Grande Edições, Lda IMPRESSÃO Tipografia Welfare, Ltd MORADA Alameda Dr Carlos d'Assumpção 263, edf China Civil Plaza, 7º andar I, Macau TELEFONE 28339566/28338583 FAX 28339563 E-MAIL pontofinalmacau@gmail.com