17.9.08

Vinte e duas marcas de leite em pó chinês recorreram ao mesmo método
Sessenta e nove marcas usam produto químico mortal

O produto químico que esteve na origem da morte de dois bebés na China foi encontrado em 69 marcas de leite em pó produzidas por 22 empresas. As autoridades já detiveram quatro pessoas relacionadas com este caso, numa altura em que mais de 1200 bebés estão no hospital depois de terem consumido leite com melamina.
As autoridades chinesas detectaram o produto químico que esteve na origem da morte de dois bebés em 69 marcas de leite para bebés produzidas por 22 companhias, anunciou a televisão chinesa.
Este é mais um episódio no escândalo que tem abalado este país asiático, depois de na semana passada ter sido detectada melamina numa marca de leite em pó chinesa, que provocou pelo menos a morte de dois bebés na província de Gansu.
Duas pessoas alegadamente relacionadas com este caso foram detidas esta terça-feira, juntando-se assim a outras duas e a outras 22 que já foram inquiridas. Um responsável da polícia, citado pela agência Xinhua, anunciou que poderão haver mais detenções.
Entretanto, uma das pessoas detidas, também citada pela Xinhua, explicou que acrescentou a melamina para disfarçar o «mau odor» do leite das suas vacas e para «aumentar o conteúdo em proteínas» do produto.
Na segunda-feira, o governo chinês admitiu que dez mil bebés poderão ter consumido leite do grupo Sanlu, uma das marcas envolvidas neste escândalo, o que deixa antever um drama sanitário ainda maior que o actual.
Mais de 1200 bebés, de várias províncias do país, estão a sofrer de problemas de cálculos renais, estando 53 em estado considerado muito grave.
A melamina é um produto químico usado para o fabrico de plásticos, colas e resinas sintéticas, tendo já sido usada de forma fraudulenta em comida para cães.

Edições Anteriores

Arquivo

DIRECTOR Paulo Reis REDACÇÃO Isabel Castro, Rui Cid, João Paulo Meneses (Portugal); COLABORADORES Cristina Lobo; Paulo A. Azevedo; Luciana Leitão; Vítor Rebelo DESIGN Inês de Campos Alves PAGINAÇÃO José Figueiredo; Maria Soares FOTOGRAFIA Carmo Correia; Frank Regourd AGÊNCIA Lusa PUBLICIDADE Karen Leong PROPRIEDADE, ADMINISTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO Praia Grande Edições, Lda IMPRESSÃO Tipografia Welfare, Ltd MORADA Alameda Dr Carlos d'Assumpção 263, edf China Civil Plaza, 7º andar I, Macau TELEFONE 28339566/28338583 FAX 28339563 E-MAIL pontofinalmacau@gmail.com