24.9.08

"Espíritos Vivos: Figuras e Retratos das Dinastias Ming e Qing" no Museu de Arte de Macau
Pinturas do espírito

Inaugura na próxima sexta-feira, no Museu de Arte de Macau, a exposição "Espíritos Vivos: Figuras e Retratos das Dinastias Ming e Qing", mostra que reúne 120 pinturas de figuras e retratos das dinastias Ming e Qing do Museu de Nanjing e do Museu da Província de Zhejiang, que pode ser vista até 30 de Novembro. Grupos de pessoas e indivíduos em momentos de lazer, sacerdotes taoistas, monges budistas, damas, heróis lendários, entre outros, compõem os grupos de peças, divididas em quatro categorias: “Personalidades”, “Figuras Sentimentais”, “Pessoas e Natureza” e “ Personagens Budistas, Taoistas e Míticas”.
A pintura de retrato emergiu, na pintura chinesa, antes da pintura de paisagem ou da pintura de flores-e-pássaros. A pintura de retrato tende a trazer à superfície a personalidade do sujeito representado através do fundo, da emoção, da postura e do movimento de modo a projectar as características e espiritualidade do indivíduo. Como tal, este género também é conhecido na literatura pictórica como “transferência de espírito”.
As dinastias Ming e Qing foram o período nascente do capitalismo chinês. Vários conceitos emergiram durante estes períodos e vários tipos de arte desenvolveram-se com base nas fundações estabelecidas nas dinastias Tang e Song. A pintura de figuras assistiu a uma renascença, saindo da obscuridade subsequente à Dinastia Yuan. Esta exposição é constituída por diversos tipos de notáveis pinturas de figuras datadas desta época de renascimento. Entre estas obras, encontram-se pinturas ao estilo das técnicas tradicionais de contorno, assim como retratos influenciados pela utilização realista da cor ao modo ocidental.

Edições Anteriores

Arquivo

DIRECTOR Paulo Reis REDACÇÃO Isabel Castro, Rui Cid, João Paulo Meneses (Portugal); COLABORADORES Cristina Lobo; Paulo A. Azevedo; Luciana Leitão; Vítor Rebelo DESIGN Inês de Campos Alves PAGINAÇÃO José Figueiredo; Maria Soares FOTOGRAFIA Carmo Correia; Frank Regourd AGÊNCIA Lusa PUBLICIDADE Karen Leong PROPRIEDADE, ADMINISTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO Praia Grande Edições, Lda IMPRESSÃO Tipografia Welfare, Ltd MORADA Alameda Dr Carlos d'Assumpção 263, edf China Civil Plaza, 7º andar I, Macau TELEFONE 28339566/28338583 FAX 28339563 E-MAIL pontofinalmacau@gmail.com