8.9.08

Fernando Serrasqueiro, secretário português de Estado do Comércio, Serviços e Defesa do Consumidor
Portugueses são "embaixadores" económicos em Macau

Macau é o pólo da entrada dos produtos portugueses na região e na China e os residentes portugueses são embaixadores económicos de Portugal, destacou sexta-feira o secretário de Estado do Comércio, Serviços e Defesa do Consumidor.
“Nós sempre tivemos o entendimento que a nossa presença em Macau seria sempre um factor para, utilizando Macau, poder ter uma maior expansão nesta área, designadamente no território chinês”, afirmou Fernando Serrasqueiro, em declarações à Agência Lusa.
O secretário de Estado participa sábado num seminário sobre o papel de Macau como plataforma das relações económicas e comerciais entre a China e os países de língua portuguesa.
O governante português salientou também que Portugal sempre deu a Macau a “importância devida” e disse que os portugueses que vivem na cidade podem ser “também embaixadores de Portugal” com o seu conhecimento da região e por poderem ser receptores de parcerias portuguesas.
“A nossa presença em Macau é de forma a poder potenciar relações económicas e comerciais, não só com Macau mas toda a área envolvente e a China propriamente dita”, disse.
Salientando que a República Popular é um “mercado difícil, complexo e onde se tem de ser persistente”, Fernando Serrasqueiro garante que Portugal não quer estar na China a “curto prazo” e que as visitas ao território servem para “marcar a presença de Portugal” e para “dar atenção aos projectos que acontecem na região, que é uma área importante para Portugal, para a Europa e para o mundo”.
Sobre as relações comerciais entre a China e Portugal - de 1,43 mil milhões de dólares entre Janeiro e Julho deste ano - Fernando Serrasqueiro reafirmou o objectivo português de “diversificar” as vendas nacionais “exportando mais, com mais produtos e para mais países”.
“Estamos atentos a oportunidades de negócios. Este é um mercado complexo (China) e de gama alta e que exige uma abordagem diferente. Temos que apontar para investimento - que está a ser concretizado - ligado a produtos de hotelaria e turismo ou ligado a produtos de gama alta e transformação”, afirmou, salientando que o desenvolvimento do sector do jogo e a proximidade a Hong Kong potenciou negócios com empresas do sector da hotelaria.

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