8.9.08

Festival Hush leva ao CMM 20 bandas rock
A febre de domingo à tarde

É já no próximo domingo, dia 14, que a 4ª edição do festival "Hush" levará à Praceta da Arte, no Centro Cultural de Macau, uma vintena de bandas de Macau e não só. Os sul-coreanos Crying Nut e malaios Popshuvit são as estrelas do cartaz desta autêntica maratona musical, onde o Rock é quem mais ordena

Rui Cid

Pelo quarto ano consecutivo, o Centro Cultural de Macau promove e organiza o festival "Hush, Maratona de Rock" que decorre já no próximo domingo na Praceta da Arte. Ao longo de 10 horas - da uma da tarde às 11 da noite - 12 bandas de Macau, às quais se juntam conjuntos de Pequim, Xangai, Hong Kong, Kuala Lumpur e Taipé prometem animar o público ao som do Rock.
As honras de abertura cabem este ano aos Wildchild, de Hong Kong. Igualmente da RAEK e pela segunda vez no Hush, sobem ao palco os JuicyNing que, na companhia de Karen Chan, têm, também, a missão de apresentar o festival.
Da capital da Coreia do Sul chegam os Crying Nut que, desde 1993, faz sucesso com o seu punk rock jovial. Da Malásia vêm os Pop Shuvit, considerada a maior banda de hip hop/rock de Kuala Lumpur. Durante a tarde, os taiwaneses Won Fu apresentam sonoridades juvenis e doces, ao passo que os New Pants, de Pequim, e os Sonnet, de Xangai optam por um rock mais pesado.
Como habitualmente, o CCM voltou a desafiar todos os músicos da cidade a apresentarem as suas composições no festival. Num incentivo à criatividade e numa promoção do rock feito em Macau, o CCM voltou a pedir apenas temas originais. Dos vários grupos que fizeram chegar "demos" à organização do festival, foram escolhidos 12: L.A.V.Y. , Sammi & City in Emotion, Music:Boxx, Blademark, UNI-K, Secret, Gui Chong, On Stage, Forget the G, WhyOceans e Once Teen Ones e Scamper.

"Uma oportunidade de conhecermos outros músicos"

Apesar de Radicados em Macau há alguns anos, os dois músicos - um canadiano e um chinês - profissionais que compõem o projecto Music:Boxx apenas decidiram formar a banda depois de verem os cartazes a anunciar o festival Hush:" um dia estávamos a passar no Leal Senado quando reparamos num anuncio e olhamos um para o outro e pensámos, porque não participar?! achamos que é uma oportunidade de conhecermos outros músicos aqui de Macau, fazermos contactos e divertimo-nos bastante".
Para o futuro, os Music:Boxx esperam que a cena musical do território se altere para melhor: "Faltam locais para tocar, faltam mais concertos. Temos um projecto que queremos implementar nas escolas que passa por formar bandas. Pegamos em alguns miúdos, ensinamos-lhes a tocar cada instrumento, e passado umas semanas pomo-los a actuar para o resto dos alunos da escola. Já temos alguns contactos com escolas, era giro que o projecto avançasse".
Além dos Music:Boxx, os jornalistas tiveram ontem a oportunidade de conhecer outra banda que irá participar no festival no domingo, os Once Teen Ones e Scamper. Esta banda, composta por 3 membros da mesma família - mãe e dois filhos - aos quais se juntou um quarto elemento, é já veterana nestas andanças, tendo participado em todas as 3 edições anteriores do Hush.
Tal como das primeiras vezes, a motivação dos Once Teen Ones e Scamper continua a ser a mesma - conhecer outros músicos e passar uma tarde bem passada: " Estamos a ficar mais sérios, quando chega esta altura ficamos ansiosos por participar, mas o objectivo passa sempre por nos divertirmos. Esta é também uma oportunidade de conhecermos bandas que nunca tínhamos ouvido falar, e que depois de cá virem vamos à net ficar a saber mais sobre a música deles, essa é também a magia do Hush."

Votação por SMS

O festival encerra com a actuação de Paul Wong, ex-guitarrista da extinta banda Beyond, que nos anos 80 foi a maior banda rock do território vizinho de Hong Kong, seguindo-se assim ao baterista Yip Sai Wing, que esteve na edição do ano passado do Hush.
Uma das novidades da edição deste ano é a possibilidade de o público poder eleger as 3 melhores bandas de Macau através de o envio de uma mensagem de telemóvel. Os conjuntos que forem seleccionados garantem presença na edição 2009 deste festival. Outras novidades, em relação a anos anteriores, serão um bar - providenciado pela Macau Coca Cola Beverage, Lda - e um espaço "chill out" para que o público possa retemperar forças ao longo da maratona que começa à 1 da tarde e se estende até por volta das 11 da noite. A entrada é livre, e segunda-feira é feriado.

Edições Anteriores

Arquivo

DIRECTOR Paulo Reis REDACÇÃO Isabel Castro, Rui Cid, João Paulo Meneses (Portugal); COLABORADORES Cristina Lobo; Paulo A. Azevedo; Luciana Leitão; Vítor Rebelo DESIGN Inês de Campos Alves PAGINAÇÃO José Figueiredo; Maria Soares FOTOGRAFIA Carmo Correia; Frank Regourd AGÊNCIA Lusa PUBLICIDADE Karen Leong PROPRIEDADE, ADMINISTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO Praia Grande Edições, Lda IMPRESSÃO Tipografia Welfare, Ltd MORADA Alameda Dr Carlos d'Assumpção 263, edf China Civil Plaza, 7º andar I, Macau TELEFONE 28339566/28338583 FAX 28339563 E-MAIL pontofinalmacau@gmail.com