1.9.08

PIB em queda

O Produto Interno Bruto de Macau registou um crescimento real de 26,1 por cento no primeiro semestre e de 21,1 por cento no segundo trimestre do ano, informou a Direcção dos Serviços de Estatística e Censos (DSEC).
A DSEC adianta que a queda "substancial" do crescimento do PIB no segundo trimestre em relação ao primeiro trimestre explica-se pelas quebras sentidas no investimento e nas exportações de mercadorias, associadas ao facto de no trimestre em análise o aumento verificado nas exportações de serviços do sector do jogo ter sido inferior ao registado no 1º trimestre.
No período, o sector do jogo continuou a apresentar um comportamento satisfatório, com as receitas totais a terem aumentado 47,6 por cento em termos nominais face ao trimestre homólogo de 2007, embora tenham sido inferiores às observadas no primeiro trimestre do ano.
Em contrapartida, a formação bruta de capital fixo (FBCF) caiu 20,7 por cento, devido à redução dos investimentos em construção e equipamento, enquanto que as exportações de mercadorias desceram 15,8 por cento.

Edições Anteriores

Arquivo

DIRECTOR Paulo Reis REDACÇÃO Isabel Castro, Rui Cid, João Paulo Meneses (Portugal); COLABORADORES Cristina Lobo; Paulo A. Azevedo; Luciana Leitão; Vítor Rebelo DESIGN Inês de Campos Alves PAGINAÇÃO José Figueiredo; Maria Soares FOTOGRAFIA Carmo Correia; Frank Regourd AGÊNCIA Lusa PUBLICIDADE Karen Leong PROPRIEDADE, ADMINISTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO Praia Grande Edições, Lda IMPRESSÃO Tipografia Welfare, Ltd MORADA Alameda Dr Carlos d'Assumpção 263, edf China Civil Plaza, 7º andar I, Macau TELEFONE 28339566/28338583 FAX 28339563 E-MAIL pontofinalmacau@gmail.com