7.9.08

Pereira Coutinho no plenário do Conselho das Comunidades Portuguesas de 15 a 17 de Outubro
Lugar no Conselho Permanente em risco

Hugo Pinto

Decorre de 15 a 17 de Outubro, na Assembleia da República portuguesa, em Lisboa, o primeiro plenário do Conselho das Comunidades Portuguesas depois das eleições de 20 de Abril. Além da cerimónia de tomada de posse dos vários representantes das comunidades lusas de todo o mundo, este plenário vai servir ainda para a eleição dos conselheiros que farão parte do Conselho Permanente das Comunidades Portuguesas.
Pereira Coutinho, que desde 2003, data da sua primeira eleição como conselheiro, faz parte do Conselho Permanente, teme que as novas disposições legais do órgão venham a colocar um ponto final nessa situação.
"A antiga lei estipulava que deveria haver um representante de cada continente, mas a nova lei suprimiu essa exigência legal. O que pode acontecer é que todos os membros do Conselho Permanente sejam da Europa, ou apenas dos Estados Unidos, por exemplo. Teremos que ver como vamos articular os diversos interesses", disse ontem ao PONTO FINAL Pereira Coutinho. Para o conselheiro, "a Ásia precisa sempre de um membro no Conselho Permanente." Neste sentido, Coutinho vai fazer chegar esta preocupação ao plenário.
Outras preocupações que viajam de Macau até Lisboa, disse ainda, passam por "resolver os problemas da comunidade e tentar melhorar os serviços consulares em Macau." Quanto a este aspecto, Coutinho relembra que é necessário informatizar mais serviços, por forma a acelerar os procedimentos burocráticos.
A substituição de Pedro Moitinho de Almeida no cargo de cônsul-geral de Portugal em Macau é outro dos temas que Coutinho quer ver esclarecidos. "Esperamos que seja uma pessoa que tenha conhecimento prévio das especificidades do Oriente e de Macau", observou.
Em suma, Pereira Coutinho comenta que as preocupações que leva até Portugal são as "mesmas de sempre", reflectindo a continuação de um trabalho para o qual, agora, conta com a colaboração de "dois colegas [Fernando Gomes e Armando de Jesus] que vão dar cumprimento às suas obrigações e responsabilidades".

Edições Anteriores

Arquivo

DIRECTOR Paulo Reis REDACÇÃO Isabel Castro, Rui Cid, João Paulo Meneses (Portugal); COLABORADORES Cristina Lobo; Paulo A. Azevedo; Luciana Leitão; Vítor Rebelo DESIGN Inês de Campos Alves PAGINAÇÃO José Figueiredo; Maria Soares FOTOGRAFIA Carmo Correia; Frank Regourd AGÊNCIA Lusa PUBLICIDADE Karen Leong PROPRIEDADE, ADMINISTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO Praia Grande Edições, Lda IMPRESSÃO Tipografia Welfare, Ltd MORADA Alameda Dr Carlos d'Assumpção 263, edf China Civil Plaza, 7º andar I, Macau TELEFONE 28339566/28338583 FAX 28339563 E-MAIL pontofinalmacau@gmail.com