1.9.08

Medalhados de ouro chineses já estão em Macau, Governo local abre os cordões à bolsa
150 mil dólares de HK para cada campeão olímpico

Já estão em Macau os atletas chineses que arrecadaram medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos. A vitória em 51 modalidades deu à China o primeiro lugar no pódio entre todas as nações que estiveram em Pequim. À chegada, a comitiva chinesa recebeu uma boa notícia - cada um dos 63 atletas vai receber do executivo local um cheque de 150 mil dólares de Hong Kong. Os treinadores também não foram esquecidos e são premiados em 75 mil dólares

Rui Cid

O território acolhe desde ontem os mais recentes campeões Olímpicos chineses. A comitiva de mais de 90 pessoas - aos atletas juntam-se treinadores e dirigentes - foi ontem recebida pelos mais altos representantes da RAEM, numa cerimonia protocolar a que se seguiu um jantar na presença de uma centena de convidados.
Depois da habitual e longa - tão longa que duas atletas foram obrigadas a sentar-se devido a uma indisposição provocada pelo cansaço - foto(s) de grupo, coube a Edmund Ho dar as boas-vindas à delegação chinesa liderada pelo director da Administração Geral de Desportos da China, Liu Peng. No seu discurso, o chefe do executivo começou por salientar que "os excelentes resultados conseguidos em Pequim representam um grande mérito para o país, dinamizando o espírito nacional e conquistando a admiração de todo o povo chinês e o reconhecimento da comunidade internacional.
Agradecendo ao governo central e aos campeões olímpicos a "atenção e amor demonstrado para com Macau", Edmund Ho sublinhou que os Jogos foram atentamente seguidos por toda a população do território que se mostrou " entusiasmada e orgulhosa" com os resultados obtidos. Resultados que, nas palavras do chefe do executivo, nascem de uma força nacional que produz "mais elites individuais que testemunham a prosperidade da China, bem como provam que os atletas chineses estão entre os melhores do mundo, pela sua capacidade, tecnologia, aspiração desportiva, maturidade e sucesso".
As palavras finais de Edmund Ho foram para frisar que a presença destes atletas permite que os residentes de Macau "possam não apenas apreciar os seus ídolos, mas também aprender o espírito de união, trabalho e luta colectiva". Para o governante, esse espírito encorajará o desenvolvimento da causa desportiva da RAEM e estimulará o avanço da "grande causa de um país, dois sistemas."
Finalizado o discurso do chefe do executivo, seguiu-se então a oferta por parte do governo da RAEM - a exemplo do que o executivo da RAEHK já tinha feito - de um cheque de 10 milhões e 600 mil HK dólares destinado aos atletas e respectivos treinadores que conquistaram para a China 51 medalhas de Ouro. Cada um dos 63 atletas - algumas conquistas foram em modalidades colectivas - irá receber 150 mil HK dólares, valor que diminui para metade no caso dos treinadores.
Em nome da delegação olímpica chinesa, Liu Peng frisou que apesar dos Jogos Olímpicos terem terminado muito recentemente, o desejo da comitiva era vir a Macau na primeira oportunidade possivel, para que os atletas pudessem "partilhar as suas vitórias e a alegria com a população local".
O discurso do director da Administração Geral de Desportos da China ficou marcado pelo elogio à reforma económica e social dos últimos 30 anos à qual se devem estes "resultados magníficos". Liu Peng sublinhou ainda o "enorme contributo do povo chines, bem como do governo da RAEM e sua população, que está também nas medalhas de ouro conquistadas pelos atletas chineses". As relações entre a China e Macau foram também destacadas no discurso de Liu Peng que sublinhou a atitude de confiança mútua e colaboração sincera entre os dois governos.
Para hoje, da parte da manhã, a comitiva chinesa tem agendado um encontro com jovens de Macau e uma fotografia de grupo com as Ruínas de São Paulo a servirem de cenário.

Edições Anteriores

Arquivo

DIRECTOR Paulo Reis REDACÇÃO Isabel Castro, Rui Cid, João Paulo Meneses (Portugal); COLABORADORES Cristina Lobo; Paulo A. Azevedo; Luciana Leitão; Vítor Rebelo DESIGN Inês de Campos Alves PAGINAÇÃO José Figueiredo; Maria Soares FOTOGRAFIA Carmo Correia; Frank Regourd AGÊNCIA Lusa PUBLICIDADE Karen Leong PROPRIEDADE, ADMINISTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO Praia Grande Edições, Lda IMPRESSÃO Tipografia Welfare, Ltd MORADA Alameda Dr Carlos d'Assumpção 263, edf China Civil Plaza, 7º andar I, Macau TELEFONE 28339566/28338583 FAX 28339563 E-MAIL pontofinalmacau@gmail.com