15.9.08

Índice do Risco Social passa de 2400 para 2640 patacas

O valor do índice do Risco Social vai passar das 2400 patacas para 2640. O Governo decidiu elevar em dez por cento a margem actualmente em vigor para fazer frente ao encarecimento do custo de vida. A medida vai entrar em vigor já a partir do próximo mês de Novembro e vai custar ao erário público cerca de 30 milhões de patacas. Esta proposta foi discutida na manhã de ontem, numa reunião do Instituto de Acção Social (IAS).
De acordo com Ip Peng Kin, o presidente do IAS, o objectivo passa por prestar mais apoio às famílias mais carenciadas numa conjuntura de escalada de preços. Neste sentido, o aumento de dez por cento justifica-se por ser superior ao aumento da inflação.
"O Governo da RAEM dá muita atenção às famílias carenciadas", afirmou Ip Peng Kin aos jornalistas. "A inflação está elevada e temos vindo a fazer ajustamentos e a tomar medidas de apoio financeiro para ajudar as famílias que vivem com maiores dificuldades. Como a inflação deve continuar a subir, surge agora este aumento de dez por cento, um valor um pouco acima da inflação verificada entre Janeiro e Julho."
Segundo a análise do economista Albano Martins, a inflação em Macau, medida pelo Índice de Preços no Consumidor oficial, deverá atingir no final do ano um valor entre 8,5 e 9 por cento. Com a taxa de inflação em Julho a ser fixada nos 7,99 por cento, Albano Martins estima que a subida dos preços no consumidor em Macau vai continuar a fazer-se sentir, fruto das subidas em quatro categorias "motor", como os produtos alimentares e bebidas não alcoólicas, habitação e combustíveis, saúde e transportes.

Edições Anteriores

Arquivo

DIRECTOR Paulo Reis REDACÇÃO Isabel Castro, Rui Cid, João Paulo Meneses (Portugal); COLABORADORES Cristina Lobo; Paulo A. Azevedo; Luciana Leitão; Vítor Rebelo DESIGN Inês de Campos Alves PAGINAÇÃO José Figueiredo; Maria Soares FOTOGRAFIA Carmo Correia; Frank Regourd AGÊNCIA Lusa PUBLICIDADE Karen Leong PROPRIEDADE, ADMINISTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO Praia Grande Edições, Lda IMPRESSÃO Tipografia Welfare, Ltd MORADA Alameda Dr Carlos d'Assumpção 263, edf China Civil Plaza, 7º andar I, Macau TELEFONE 28339566/28338583 FAX 28339563 E-MAIL pontofinalmacau@gmail.com