15.9.08

Passageiros no aeroporto continuam em queda em contraciclo com o turismo
Efeito Taiwan já se faz sentir

O número de passageiros no aeroporto de Macau continua a diminuir, com Agosto a registar uma quebra homóloga de 13 por cento e anual aos primeiros oito meses de dois por cento, revelaram ontem dados oficias.
A queda do número de passageiros está, segundo uma fonte do sector contactada pela agência Lusa, directamente ligada ao início dos voos para Taiwan, que são efectuados entre sexta e segunda-feira, e também a maiores restrições na emissão dos vistos individuais a cidadãos chineses do continente que aproveitam a maior oferta aérea em Macau para viagens regionais.
Entre Janeiro e Agosto utilizaram o aeroporto internacional de Macau 3,58 milhões de pessoas, menos dois por cento do que o registado nos primeiros oito meses de 2007.
No entanto, analisando apenas os meses de Agosto de 2007 e 2008, a queda no corrente ano é de 13 por cento (menos 63.600 pessoas), depois de em Julho o movimento no aeroporto ter registado também uma quebra de 51.000 pessoas e em Junho de 36.000 pessoas.
Nos movimentos de aviões - 35.209 nos primeiros oito meses de 2008 - a variação para 2007 não tem expressão mas mensalmente os 4.139 movimentos traduzem em Agosto uma quebra de sete por cento.
Em forte queda - 47 por cento na comparação mensal e 35 por cento no acumulado dos oitos meses - está o sector da carga aérea para um resultado de oito meses de 76.038 toneladas, enquanto que o correio aéreo cai sete por cento em Agosto e 15 por cento nos primeiros oito meses para um total de 107 toneladas.
Em 2007, o movimento de passageiros no aeroporto de Macau atingiu os 5,5 milhões de pessoas, muito perto da sua capacidade máxima de seis milhões de passageiros.
O início das ligações aéreas entre Taiwan e o continente chinês em Julho - e que até ao final do ano deverão ser estabelecidas numa base diária em regime charter -, as limitações aos turistas continentais a Macau e o aumento do preço das viagens contribuíram para a quebra agora registada que deverá acentuar-se até ao final do ano.
Os números em queda do aeroporto contrastam com os dados do turismo de Macau que nos primeiros sete meses do ano estão a subir 18,5 por cento para um total de 17,5 milhões de pessoas.

Edições Anteriores

Arquivo

DIRECTOR Paulo Reis REDACÇÃO Isabel Castro, Rui Cid, João Paulo Meneses (Portugal); COLABORADORES Cristina Lobo; Paulo A. Azevedo; Luciana Leitão; Vítor Rebelo DESIGN Inês de Campos Alves PAGINAÇÃO José Figueiredo; Maria Soares FOTOGRAFIA Carmo Correia; Frank Regourd AGÊNCIA Lusa PUBLICIDADE Karen Leong PROPRIEDADE, ADMINISTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO Praia Grande Edições, Lda IMPRESSÃO Tipografia Welfare, Ltd MORADA Alameda Dr Carlos d'Assumpção 263, edf China Civil Plaza, 7º andar I, Macau TELEFONE 28339566/28338583 FAX 28339563 E-MAIL pontofinalmacau@gmail.com