Taiwan quer mais cooperação e contactos
oficiais com Hong Kong e Macau
oficiais com Hong Kong e Macau
Taiwan quer aumentar os contactos oficiais com Hong Kong e Macau na linha da melhoria das relações no estreito da Formosa, afirmou Lai Shin-yuan, presidente do Conselho dos Assuntos Chineses.
”O Governo vai trabalhar para concretizar acordos bilaterais para a suspensão da obrigatoriedade de vistos, para estabelecer escritórios e convidar mais responsáveis dos dois territórios para aumentar a cooperação”, afirmou Lai Shin-yuan num seminário dedicado à cooperação entre Taiwan, Hong Kong e Macau.
A mesma responsável recordou que novas oportunidades surgiram na cooperação entre Hong Kong e Macau desde que o presidente Ma Ying-jeou chegou ao poder presidencial e iniciou o processo de melhoria das relações no estreito da Formosa.
De acordo com a agência oficial de Taiwan, a CNA, que cita Lai Shin-yuan, as autoridades de Hong Kong já responderam positivamente ao repto lançado por Taipé com o Conselho de Desenvolvimento do Comércio a solicitar autorização para a abertura de um escritório de representação na ilha nacionalista, cuja aprovação deverá ser conhecida em breve, disse.
Além da cooperação política e económica, Taiwan quer também ”estabelecer” laços de cooperação com Hong Kong e Macau na luta contra a criminalidade e assistência judicial, acrescentou Lai Shin-yuan.
A nova política de Taiwan insere-se no objectivo político da ilha de maior integração regional no sentido de também beneficiar das vantagens económicas da Grande China na procura de novos horizontes de desenvolvimento na região da Ásia/Pacífico.