18.9.08

Perfil do futuro Chefe do Executivo deverá ser abordado no encontro de Outubro
Pequim quer ouvir personalidades
da comunidade portuguesa


Rui Cid

Um grupo de personalidades ligadas à comunidade portuguesa de Macau deslocar-se-á, em breve, a Pequim a convite do governo central. A notícia foi ontem avançada pela Rádio Macau, que adiantou que a visita, embora não tendo data confirmada, deverá ter início a 27 de Outubro e incluirá reuniões com altos dirigentes chineses.
De acordo com aquele órgão de informação, nomes como José Manuel Rodrigues, António de Freitas, Leonel Alves, Carlos Marreiros, José Pereira Coutinho e de Rita Santos.
Em declarações ao PONTO FINAL, o deputado Pereira Coutinho confirmou o convite, frisando, contudo, não ter conhecimento oficial de pormenores de agenda. Ainda assim, Pereira Coutinho sublinhou que "é importante que a China ouça todos os quadrantes da sociedade, as suas opiniões e pensamentos, neste caso da comunidade portuguesa de Macau".
Esta deslocação a Pequim vem preencher ainda mais a agenda de Pereira Coutinho para Outubro, já que o deputado, na sua função de Conselheiro para as Comunidades Portuguesas, vai participar no plenário do Conselho das Comunidades que junta, na Assembleia da República, os vários Conselheiros das comunidades lusas espalhadas pelo Mundo. O encontro decorrerá entre os dias 15 e 17 de Outubro, não colidindo, dessa forma, com a visita a Pequim. Contundo, como a deslocação à capital chinesa não tem ainda datas oficiais, Pereira Coutinho admite, em caso de necessidade, antecipar, "em um ou dois", o seu regresso de Lisboa.
Para já, a comitiva de personalidades de Macau tem apenas confirmado um encontro com Liu Yang Dong, conselheira de Estado responsável pelos assuntos de Macau e Hong Kong, segundo revelou o deputado.
Embora ainda sem uma agenda oficial, é de esperar que um dos temas a abordar nos encontros seja o do perfil do substituto de Edmund Ho, quando a RAEM está a pouco mais de um ano de distância de ficar a conhecer o segundo Chefe do Executivo da sua história.
Recorde-se que ainda antes da transferência da soberania, em 1999, aquando do processo para a escolha do primeiro Chefe do Executivo, o governo chinês tinha convidado um grupo de personalidades ligadas à comunidade portuguesa de Macau a viajar até Pequim para encontros com os mais altos responsáveis da nação.

Edições Anteriores

Arquivo

DIRECTOR Paulo Reis REDACÇÃO Isabel Castro, Rui Cid, João Paulo Meneses (Portugal); COLABORADORES Cristina Lobo; Paulo A. Azevedo; Luciana Leitão; Vítor Rebelo DESIGN Inês de Campos Alves PAGINAÇÃO José Figueiredo; Maria Soares FOTOGRAFIA Carmo Correia; Frank Regourd AGÊNCIA Lusa PUBLICIDADE Karen Leong PROPRIEDADE, ADMINISTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO Praia Grande Edições, Lda IMPRESSÃO Tipografia Welfare, Ltd MORADA Alameda Dr Carlos d'Assumpção 263, edf China Civil Plaza, 7º andar I, Macau TELEFONE 28339566/28338583 FAX 28339563 E-MAIL pontofinalmacau@gmail.com