21.9.08

Piloto de motos prepara-se em Zhuhai e na Alemanha
João Fernandes vai correr em Macau
com a melhor máquina de sempre

Está francamente mais optimista o piloto de motociclismo da RAEM. João Fernandes conseguiu uma melhoria substancial nos seus patrocínios. Corre este fim-de-semana em mais uma jornada do Asiático de Superbikes na China e em Outubro na Supersport na Alemanha. Certa a presença no Grande Prémio de Macau, numa moto competitiva

Vítor Rebelo
rebelo20@macau.ctm.net

A pista de Zhuhai vai voltar a ver em acção, amanhã e domingo, o mais conhecido e credenciado piloto de motos do território, agora integrado no Campeonato Asiático de Superbikes.
João Fernandes não tem feito toda a temporada, porque o dinheiro dos patrocínios não chega para ir a todas as corridas, mas mesmo assim até pode sagrar-se campeão nestas duas derradeiras provas da época.
Para isso teria de vencer as duas corridas e o actual primeiro classificado, o norte-americano John Edwards não terminar acima do quarto posto.
Edwards soma nesta altura 80 pontos, enquanto Fernandes é quarto, totalizando 50, tendo falhado as etapas de Shanghai.
O piloto da RAEM ganhou as duas provas de Zhuhai efectuadas em Junho, ao volante de uma Suzuki. João Fernandes deu nas vistas pelo facto de ter triunfado nas duas corridas e em termos gerais, o que lhe dá ainda mais mérito.
Só que para amanhã e domingo, o motociclista luso não vai poder correr com a mesma Yamaha que lhe deu as vitórias anteriores. Tripula uma Kawasaki, que desconhece.
“Tentei levar a minha equipa para Zhuhai, mas as questões dos vistos trou-me essa possibilidade. Mas vou tentar o melhor resultado possível”.

Preparação na Alemanha
rumo ao Grande Prémio

Este ano bastante mais optimista do que em 2007, onde chegou mesmo a colocar a hipótese de abandonar de vez o motociclismo, caso não conseguisse os indispensáveis patrocínios, João Fernandes tem o calendário preenchido até Dezembro.
Para além da aposta no Asiático de Superbike, irá igualmente participar em duas rondas do Supersport, competição homologada pela Federação Internacional (FIM) e onde estão pilotos de renome do Japão, Austrália, entre outros países.
“Esta prova de Supersport tem de facto melhores pilotos do que o Asiático de Superbikes e por isso será uma boa oportunidade para mim. São corridas que se efectuam em vários locais, algumas delas na Ásia, China, Malásia, Indonésia, Filipinas. Tenciono no próximo ano correr todo este campeonato de Supersport.”

Presença em Leipzig
com Yamaha nas mãos

A estreia de Fernandes naquele campeonato vai ser nos primeiros dias de Outubro, na famosa pista de Leipzig, Alemanha, para uma corrida de grande prestígio, estilo Grande Prémio de Macau, ou seja, um “masters”.
“Trata-se de uma corrida do calendário anual TT, onde se incluem também habitualmente as credenciadas competições da Ilha de Man. Leipzig é uma das famosas rondas do campeonato TT. Aqui pretendo terminar entre os quinze primeiros, talvez no top ten. Se for considerado o melhor rookie, ou seja, o melhor estreante nestas andanças, já seria um excelente resultado.”
Ali estão pilotos credenciados, como por exemplo os filhos de Joe Dunlop, William e Michael.

Moto de grande qualidade
para andar lá na frente

João Fernandes irá ter nas mãos uma Yamaha da equipa oficial alemã, que conseguiu a segunda posição no campeonato deste ano do Supersport germânico e onde está Penskover, segundo no Grande Prémio de Macau em 2007, naquela mesma classe.
“Esta presença no seio da equipa alemã vai possibilitar estar com eles também no Grande Prémio de Macau, por isso posso desde já garantir a minha participação no circuito da Guia e desta feita com uma moto muito competitive. Talvez a mais competitiva de sempre.”
O piloto da RAEM vai correr o seu nono Grande Prémio de Macau e acredita poder lutar por lugares cimeiros da sua classe de 600 centímetros cúbicos.
“Com esta moto sinto que poderei andar mais lá na frente. Finalmente, depois de tantos anos, vou ter uma máquina em condições, muito semelhante aos pilotos que habitualmente lutam pelo título. Tudo graças aos contactos que fui acumulando nas minhas participações no estrangeiro e também na sequência de alguns bons resultados que consegui.”

Macau pode ser incluido
no campeonato TT

De referir, ainda relativamente ao campeonato TT, que Macau poderá integrar o calendário em 2009 ou 2010. Isto segundo informações divulgadas ao PONTO FINAL pelo próprio João Fernandes:
“São notícias que vou recolhendo e parece estar tudo mais ou menos acertado para que Macau possa entrar nas rondas do TT, com pontos para a classificação geral, no próximo ano ou daqui a dois. Isso dará ainda maior interesse.”

Patrocínios fundamentais
para provas no exterior

O piloto português há vários anos radicado no território, vai assim dando continuidade à sua carreira de piloto (tal como aconteceu com o seu pai…), mas todos os anos lutando pelos indispensáveis patrocínios:
“É assim com todos os pilotos, mas penso que aqui em Macau temos a sorte de ser apoiados pelo Governo. O que nos ajuda bastante para fazermos face aos nossos planos. Os critérios de distribuição não me cabe a mim discutir. Só estranho que as entidades privadas, concretamente as empresas do jogo, não apoiem mais o desporto de Macau, principalmente patrocinando uma temporada inteira e não casos pontuais. Nos Estados Unidos os casinos apoiam competições de velocidade, aqui ainda não. Já agora gostaria de agradecer aos meus três patrocinadores, que este ano aumentaram os apoios. Sem a Fundação Macau, o BNU e o Instituto de Desporto, seria muito dificil eu andar a correr estas provas no estrangeiro.”
Ainda na sequência dos apoios, ou da falta deles, João Fernandes lamenta a situação actual de André Couto e a possibilidade de ele poder não participar na Guia, do Grande Prémio de Macau:
“Espero que ele ainda consiga os apoios necessários, porque é uma perda se o André Couto não corre. Nas provas de automóveis é o único que faz vibrar quem gosta de acompanhar o Grande Prémio. É o único que demonstra talento.”

Edições Anteriores

Arquivo

DIRECTOR Paulo Reis REDACÇÃO Isabel Castro, Rui Cid, João Paulo Meneses (Portugal); COLABORADORES Cristina Lobo; Paulo A. Azevedo; Luciana Leitão; Vítor Rebelo DESIGN Inês de Campos Alves PAGINAÇÃO José Figueiredo; Maria Soares FOTOGRAFIA Carmo Correia; Frank Regourd AGÊNCIA Lusa PUBLICIDADE Karen Leong PROPRIEDADE, ADMINISTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO Praia Grande Edições, Lda IMPRESSÃO Tipografia Welfare, Ltd MORADA Alameda Dr Carlos d'Assumpção 263, edf China Civil Plaza, 7º andar I, Macau TELEFONE 28339566/28338583 FAX 28339563 E-MAIL pontofinalmacau@gmail.com