21.9.08

World Revolution Musical Festival: a música no combate à droga
Geração "natural high"

A segunda edição do World Revolution Music Festival sai à rua já amanhã. A Assembleia Cristã Internacional junta, a partir das 7 tarde, no Espaço Sintra, músicos devotos, originários de vários locais da Ásia e Austrália. O Objectivo é passar mensagens sobre os malefícios da Droga e dizer aos jovens que se podem divertir sem drogas

Rui Cid

Cinco bandas e dois grupos de danças prometem animar a noite de Sábado no Espaço Sintra, naquela que será a segunda edição do World Revolution Music Festival. Mais uma vez, a Assembleia Cristã Internacional - ICA, na sigla inglesa - escolhe a música como veiculo de transmissão de uma mensagem que considera essencial - alertar para os perigos da droga.
"Um dos nossos fundamentos, na ICA, é praticar a fé cristã no dia a dia. Uma forma de o fazermos é envolvermo-nos com a sociedade, através de trabalhos de cariz social como esta iniciativa. Queremos transmitir a ideia que a droga faz mal e que, acima de tudo, é possível os jovens divertirem-se sem recorrer ao uso de drogas", sublinha Olinto Oliveira, Pastor Titular da ICA em Macau.
Direccionado sobretudo, mas não só, para os jovens do território, os primeiros acordes do World Revolution Music Festival estão agendados para as 7 da tarde, já amanhã. Pelo Espaço Sintra vão passar cantores e bandas de Hong Kong, Indonésia, Japão, Austrália e, claro está, da RAEM cuja representação está a cargo da ICA band. Um cartaz internacional que não implica que este seja um festival dispendioso.
" Queria salientar que o WRMF não tem fins lucrativos. Todas as pessoas que trabalham na organização fazem-no de forma voluntária e houve, até, artistas que pagaram as passagens de avião do próprio bolso. Claro que montar um evento destes tem custos, a IAC assume alguns, mas temos também os nossos patrocinadores. A Viva Macau, por exemplo, disponibilizou-se para pagar as passagens aéreas dos artistas que vêm da Indonésia e da Austrália", revelou Olinto Oliveira.
Outro apoio importante chega do Instituto Institucional que avança com 30 mil patacas, das 80 mil em que o festival está orçamentado.
"A ideia do IAS é incentivar a população a intensificar os trabalhos a nível comunitário e de promover actividades para jovens, especialmente no combate à droga. Neste sentido, o nosso principal objectivo é que essas iniciativas abundem, prestando, por isso, apoio técnico e financeiro a associações e instituições particulares que desenvolvam actividades comunitárias contra a droga a fim de reforçarmos o trabalho de prevenção primária", explicou aos jornalistas Deliciosa Maria Pereira Coutinho, do departamento de Prevenção e Tratamento da Toxicodependência do IAS.
Na conferencia de imprensa de apresentação do programa do festival à comunicação social que ontem ocorreu, estiveram o actor indonésio Pierre Roland que será o mestre de cerimonias do festival, Edward Che, igualmente da Indonésia, e Tarisai Vushe, uma cantora de ascendência zimbabueana que ficou conhecida na Austrália ao alcançar o quinto lugar na edição de 2007 do programa Australian Idol. Todos eles fizeram questão de sublinhar que a mensagem do combate à droga deve ser passada, mas foi Deleciosa Coutinho quem, a finalizar a sua breve declaração, melhor sintetizou o espírito do World Revolution Musical Festival - " Só todos unidos em esforços conjuntos é que poderemos avançar rumo a uma sociedade saudável, energética, "hatural high", ou seja que se sabia divertir de uma forma natural, sem recorrer à droga".

Edições Anteriores

Arquivo

DIRECTOR Paulo Reis REDACÇÃO Isabel Castro, Rui Cid, João Paulo Meneses (Portugal); COLABORADORES Cristina Lobo; Paulo A. Azevedo; Luciana Leitão; Vítor Rebelo DESIGN Inês de Campos Alves PAGINAÇÃO José Figueiredo; Maria Soares FOTOGRAFIA Carmo Correia; Frank Regourd AGÊNCIA Lusa PUBLICIDADE Karen Leong PROPRIEDADE, ADMINISTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO Praia Grande Edições, Lda IMPRESSÃO Tipografia Welfare, Ltd MORADA Alameda Dr Carlos d'Assumpção 263, edf China Civil Plaza, 7º andar I, Macau TELEFONE 28339566/28338583 FAX 28339563 E-MAIL pontofinalmacau@gmail.com