17.9.08

Presidente da Guiné-Bissau
Nino Vieira chega sexta para visita de três dias

O presidente da Guiné-Bissau, Nino Vieira, chega sexta-feira a Macau para uma visita de três dias a convite do Chefe do Executivo, Edmund Ho.
De acordo com a Rádio Macau, que avançou a notícia da visita do presidente da Guiné-Bissau, o programa de Nino Vieira no território inclui um encontro com Edmund Ho, uma reunião com o Secretário para a Economia e Finanças, Francis Tam, e um jantar organizado pelo Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa.
A Guiné-Bissau é, à semelhança dos países de língua portuguesa, com excepção de São Tomé e Príncipe que mantém relações diplomáticas com Taiwan, um dos parceiros da China no Fórum que tem Macau como plataforma de contacto e de promoção das relações económicas e comerciais.
A Guiné-Bissau viu as trocas comerciais com a China aumentarem 31,6 por cento nos primeiros sete meses deste ano, para um total de 4,5 milhões de dólares.
De acordo com os dados disponíveis na página do Secretariado Permanente do Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa, nos primeiros sete meses deste ano as trocas comerciais entre a China e os sete países da lusofonia atingiram 43,93 mil milhões de dólares, uma subida homóloga de 88,7 por cento.
Os números divulgados representam importações chinesas de 30,53 mil milhões de dólares, mais 91,1 por cento do que entre Janeiro e Julho de 2007, e exportações da China de 13,39 milhões de dólares americanos, mais 83,5 por cento do que no mesmo período do ano passado.
O Brasil, com trocas comerciais totais de 26,90 mil milhões de dólares, Angola com um comércio bilateral de 15,37 mil milhões de dólares e Portugal com 1,43 mil milhões de dólares foram os principais parceiros da China no conjunto dos países de língua portuguesa.

Edições Anteriores

Arquivo

DIRECTOR Paulo Reis REDACÇÃO Isabel Castro, Rui Cid, João Paulo Meneses (Portugal); COLABORADORES Cristina Lobo; Paulo A. Azevedo; Luciana Leitão; Vítor Rebelo DESIGN Inês de Campos Alves PAGINAÇÃO José Figueiredo; Maria Soares FOTOGRAFIA Carmo Correia; Frank Regourd AGÊNCIA Lusa PUBLICIDADE Karen Leong PROPRIEDADE, ADMINISTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO Praia Grande Edições, Lda IMPRESSÃO Tipografia Welfare, Ltd MORADA Alameda Dr Carlos d'Assumpção 263, edf China Civil Plaza, 7º andar I, Macau TELEFONE 28339566/28338583 FAX 28339563 E-MAIL pontofinalmacau@gmail.com