18.9.08

Projecto do Instituto Inter-Universitário
Autocarro eléctrico nas ruas de Macau em 2009

O Instituto Inter Universitário de Macau, ligado à Universidade Católica Portuguesa, está a preparar um teste de desenvolvimento de um mini-autocarro eléctrico para circular nas ruas de Macau, disse à agência Lusa o coordenador do projecto.
Filipe Bragança explicou que o autocarro, construído em Itália com tecnologia suíça, está já na fase de pré-produção e que o veículo para testes deverá chegar a Macau no início de 2009.
“Estamos a estudar vários percursos para serem percorridos ao longo de um ano pelo autocarro, que terá uma capacidade de 22 a 23 pessoas e irá circular na península de Macau e nas ilhas da Taipa e de Coloane”, explicou Filipe Bragança, que há vários ano está ligado ao desenvolvimento de veículos eléctricos como o ECUV, o táxi eléctrico de Cantão.
O mesmo responsável acrescentou que ao longo dos três períodos de testes diários de duas horas cada, o veículo irá ser utilizado por pessoas ligadas ao Instituto Inter-Universitário de Macau, “aproximando os testes da realidade”.
“É um veículo mais pequeno mas também com uma plataforma mais baixa permitindo um acesso e a saída mais rápida, o que pode poupar alguns segundos em cada paragem”, disse Filipe Bragança ao apontar algumas das vantagens do novo autocarro.
Com uma autonomia de 180 quilómetros ou cinco ou seis horas de circulação, Filipe Bragança identifica Macau como “um local ideal para fazer mais testes ao autocarro já que o território tem um percurso mais ou menos sinuoso, que é perfeito”.
Filipe Bragança adiantou que “já foi efectuado o pedido aos Serviços de Transportes de Macau para a utilização do mini-autocarro no território.
Durante os testes do veículo, carregar as baterias é um processo que demora cerca de seis horas, mas Filipe Bragança lembra que o autocarro está equipado com mecanismos que permitem a indução de energia para recarregar baterias em apenas cinco minutos.
Além do mini-autocarro, Filipe Bragança espera também ter em 2009 nas ruas de Macau o EMUV, um 2+2 lugares que desenhou e que está a ser desenvolvido na cidade de Zhuhai, além de estar também em testes de desenvolvimento e segurança em Hong Kong.
“É um pequeno utilitário que será desenvolvido em duas versões com tecnologias diferentes ideal para a cidade que queremos também trazer para Macau para efectuar testes”, concluiu.

Edições Anteriores

Arquivo

DIRECTOR Paulo Reis REDACÇÃO Isabel Castro, Rui Cid, João Paulo Meneses (Portugal); COLABORADORES Cristina Lobo; Paulo A. Azevedo; Luciana Leitão; Vítor Rebelo DESIGN Inês de Campos Alves PAGINAÇÃO José Figueiredo; Maria Soares FOTOGRAFIA Carmo Correia; Frank Regourd AGÊNCIA Lusa PUBLICIDADE Karen Leong PROPRIEDADE, ADMINISTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO Praia Grande Edições, Lda IMPRESSÃO Tipografia Welfare, Ltd MORADA Alameda Dr Carlos d'Assumpção 263, edf China Civil Plaza, 7º andar I, Macau TELEFONE 28339566/28338583 FAX 28339563 E-MAIL pontofinalmacau@gmail.com