24.9.08

Sinal oito de tempestade tropical deve baixar a meio da manhã de hoje
Hagupit trouxe ventos de quase 100 km/h

Deverá baixar meio da manhã de hoje o sinal oito de tempestade tropical, içado ontem às 19:15 em Macau devido à aproximação do tufão Hagupit, com ventos de 173 quilómetros por hora, no centro da tempestade.
A aproximação deste tufão levou, a partir das 18 horas de ontem, à suspensão de todas as carreiras marítimas e ao encerramento das três Pontes (Macau – Taipa) e da Ponte Flor de Lótus e abertura do tabuleiro inferior da Ponte Sai Van, pelas 20H45 de ontem. Também algumas ligações aéreas para o exterior, como Taiwan, foram canceladas devido à tempestade.
De acordo com Fong Soi Kun, director dos Serviços Meteorológicos e Geofísicos, o Hagupit “é um tufão bastante forte”, embora não estivesse previsto passar “mesmo por cima do território”.
Às 19:00 de ontem, o Hagupit estava a cerca de 250 quilómetros a sudeste de Macau e as previsões apontavam para que a sua passagem mais próxima da cidade se desse cerca de 150 quilómetros a sul.
Em Hong Kong, registou-se ontem à tarde ventos e chuvas fortes,
e às 16:00 horas, 47 aviões viram anuladas as suas chegadas e partidas, indicaram as autoridades aeroportuárias.

Seis mortos nas Filipinas

Nas Filipinas, seis pessoas morreram na sequência da passagem do tufão Hagupit, enquanto que 13 mineiros, apanhados pela subida das águas, estão desaparecidos, indicaram ontem as autoridades.
Empregados de uma mina de ouro na localidade de Itogon (norte das Filipinas), os mineiros não tornaram a sair na segunda-feira e operações de socorro foram já lançadas, anunciou o governador da província, Nestor Fongwan.
“Os mineiros, apesar de não se saber ainda se estão vivos, ficaram encurralados a 213 metros de profundidade”, precisou Fongwan.
No total, seis pessoas morreram em aluimentos de terras ou afogadas, indicou a segurança civil filipina.

Edições Anteriores

Arquivo

DIRECTOR Paulo Reis REDACÇÃO Isabel Castro, Rui Cid, João Paulo Meneses (Portugal); COLABORADORES Cristina Lobo; Paulo A. Azevedo; Luciana Leitão; Vítor Rebelo DESIGN Inês de Campos Alves PAGINAÇÃO José Figueiredo; Maria Soares FOTOGRAFIA Carmo Correia; Frank Regourd AGÊNCIA Lusa PUBLICIDADE Karen Leong PROPRIEDADE, ADMINISTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO Praia Grande Edições, Lda IMPRESSÃO Tipografia Welfare, Ltd MORADA Alameda Dr Carlos d'Assumpção 263, edf China Civil Plaza, 7º andar I, Macau TELEFONE 28339566/28338583 FAX 28339563 E-MAIL pontofinalmacau@gmail.com