8.9.08

Taxa para o primeiro semestre foi de 26 %, mas Tam prevê abrandamento
Crescimento económico vai ficar-se pelos 15 %

Em Macau, a taxa de crescimento anual deverá ser de apenas 15%, disse sábado o secretário para a Economia e Finanças, Francis Tam. De acordo com o responsável, a taxa de crescimento económico do primeiro semestre deste ano cifra-se em 26%, mas no âmbito do abrandamento económico mundial e as mudanças na economia de Macau, a taxa de crescimento anual deverá ser de apenas 15%.
As declarações de Francis Tam surgiram à margem do “Seminário sobre o Papel de Macau como Plataforma das Relações Económicas e Comerciais entre a China e os Países de Língua Portuguesa”.
O secretário frisou que o governo vai continuar no caminho do desenvolvimento de Macau como um centro de lazer e plataforma regional de serviços, e reconheceu que, actualmente, o sector do jogo está atravessar uma fase de consolidação, especialmente depois de um desenvolvimento muito acelerado nos últimos anos. Admitiu ainda ser necessário um ajustamento adequado para que as instalações sociais e outras infra-estruturas, bem como os recursos humanos, possam corresponder ao desenvolvimento.
Francis Tam comentou ainda o facto de as receitas do jogo terem registado, no primeiro semestre, uma subida bastante elevada em comparação com o mesmo período do ano passado, mas obesrvou que este crescimento será mais curto no terceiro trimestre do corrente ano.

Pragmatismo para não residentes

A questão dos trabalhadores não residentes nas operadoras foi outro dos temas sobre o qual Tam foi instado a comentar pelos jornalistas. O secretário salientou que o governo tem insistido no princípio de que os trabalhadores não residentes são para complementar a insuficiência de recursos humanos residentes e tem gerido esta questão com uma atitude muito pragmática.
Reiterou que o governo vai ajustar a política de importação de trabalhadores de acordo com o desenvolvimento económico de Macau e relembrou que na proposta de lei sobre a contratação de trabalhadores não residentes, entregue à Assembleia Legislativa para apreciação, foram introduzidos novos regulamentos, incluindo a proporção entre trabalhadores residentes e não residentes e uma taxa pela contratação de cada trabalhador importado.
Por fim, revelou ainda que o governo está a estudar os planos de promoção de trabalhadores locais das seis operadoras de jogo, e para que estes planos sejam melhorados, vai continuar a trabalhar e analisar o caso com as seis operadoras.

Edições Anteriores

Arquivo

DIRECTOR Paulo Reis REDACÇÃO Isabel Castro, Rui Cid, João Paulo Meneses (Portugal); COLABORADORES Cristina Lobo; Paulo A. Azevedo; Luciana Leitão; Vítor Rebelo DESIGN Inês de Campos Alves PAGINAÇÃO José Figueiredo; Maria Soares FOTOGRAFIA Carmo Correia; Frank Regourd AGÊNCIA Lusa PUBLICIDADE Karen Leong PROPRIEDADE, ADMINISTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO Praia Grande Edições, Lda IMPRESSÃO Tipografia Welfare, Ltd MORADA Alameda Dr Carlos d'Assumpção 263, edf China Civil Plaza, 7º andar I, Macau TELEFONE 28339566/28338583 FAX 28339563 E-MAIL pontofinalmacau@gmail.com