11.9.08

Tertúlia no sábado, dia 20 de Setembro
Mitologia grega e mímica
em debate no Centro Cultural


Mímica e mitologia vão estar em foco no próximo Sábado, dia 20, com o Centro Cultural de Macau (CCM) a abrir as suas portas para um debate em torno da “Mitologia Grega e a Arte da Mímica. A sessão de artes em tertúlia serve como complemento ao espectáculo “Procurando Édipo”, que será apresentado nos dias 11 e 12 de Outubro no CCM. A peça de teatro é trazida a Macau pelo Teatro do Silêncio da Grécia, que recorre à mímica para contar a história do rei Édipo, que inocentemente mata o pai e se casa com a mãe.
Com começo marcado para as 15:00 e a duração de cerca de uma hora, a conversa aberta ao público e de entrada livre decorrerá na sala VIP do CCM e será encabeçada por dois especialistas no assunto. Lo Wai Luk, de Hong Kong, é um perito em teatro e cinema, tendo leccionado em diversas universidades da RAE vizinha e colaborado com várias revistas e jornais da cidade vizinha. De momento Lo Wai Luk é Professor Assistente do Departamento de Cinema e Televisão da Universidade Baptista de Hong Kong.
O segundo orador, Chiu Man Yin, é Professor Assistente e Coordenador do Programa de Licenciatura da Universidade de Macau. O académico natural de Macau está presentemente a ensinar Língua e Literatura Inglesa no Departamento de Inglês da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da UMAC. Há muitos anos que a obra “Édipo Rei” de Sófocles faz parte da sua introdução à disciplina de estudos literários. Os Amigos do CCM têm prioridade sobre o público em geral, que terá lugar por ordem de chegada. Para registo e informações ligue 2870 699.
Esta actividade educacional, que será conduzida em cantonense, foi organizada pelo CCM um mês antes do espectáculo com o intuito de aprofundar as noções que o público possui sobre a história da mímica e da mitologia grega. Aqueles que compareceram ao debate vão poder compreender melhor as implicações históricas e sociais do espectáculo “Procurando Édipo”, e aqueles que faltarem ao debate ainda têm a oportunidade de reflectir sobre o assunto no fim da primeira noite de espectáculo no dia 11. O CCM convidou Aspasia Kralli, directora artística do Teatro do Silêncio, e os dois anteriores oradores para coordenarem uma conversa com o público a seguir à actuação da companhia grega. Esta actividade também é gratuita e será conduzida em cantonense e inglês.
Entitulado “Procurando Édipo” o espectáculo do Teatro do Silêncio, da Grécia, vem a Macau com vários actores-mimos, máscaras e outros adereços. No palco será ainda colocada uma curiosa plataforma inclinada. A encenadora e actriz grega Aspasia Kralli fundou o Teatro do Silêncio em 1993 por influência do seu professor, o mestre da mímica Marcel Marceau, que lhe recordou das origens gregas desta arte dramática, incentivando-a a criar a sua própria companhia. Kralli frequentou a conceituada Escola Internacional de Melodrama Marcel Marceau, em Paris. Desde 2004, o Teatro do Silêncio tem vindo a apresentar “Procurando Édipo”, onde a narração do mito através da “linguagem do silêncio” transforma a história desconcertante numa peça surpreendente. A proposta do grupo reúne várias versões do mito, bebendo das peças de Sófocles “Édipo Rei”, “Édipo em Colono” e “Antígona” – que são consensualmente aceites como a versão de referência - , e da tragédia “Crisipo” de Eurípedes, que desenvolve a história por detrás da maldição.

Edições Anteriores

Arquivo

DIRECTOR Paulo Reis REDACÇÃO Isabel Castro, Rui Cid, João Paulo Meneses (Portugal); COLABORADORES Cristina Lobo; Paulo A. Azevedo; Luciana Leitão; Vítor Rebelo DESIGN Inês de Campos Alves PAGINAÇÃO José Figueiredo; Maria Soares FOTOGRAFIA Carmo Correia; Frank Regourd AGÊNCIA Lusa PUBLICIDADE Karen Leong PROPRIEDADE, ADMINISTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO Praia Grande Edições, Lda IMPRESSÃO Tipografia Welfare, Ltd MORADA Alameda Dr Carlos d'Assumpção 263, edf China Civil Plaza, 7º andar I, Macau TELEFONE 28339566/28338583 FAX 28339563 E-MAIL pontofinalmacau@gmail.com